Todo dono de cachorro ou gato sabe da importância de usar uma coleira quando leva o pet para passear. No entanto, muita gente tem dúvida sobre a diferença entre coleira e guia, e quando utilizar cada um.
A coleira é o acessório que fica em volta do pescoço do animal. Ela possui uma argola onde se prende a guia para controle durante os passeios. Enquanto a guia, também chamada de trela, é a peça utilizada para conduzir ou amarrar o pet.
Principais diferenças
- A coleira fica fixa no pescoço do animal, já a guia é segurada na mão do dono.
- A função da coleira é servir como ponto de fixação para a guia e portar identificações. Já a guia tem a função de controlar o pet durante o passeio.
- As coleiras são feitas sob medida para se ajustarem confortavelmente no pescoço do animal. As guias têm tamanhos padronizados, normalmente entre 1 a 2 metros.
- As coleiras apresentam grande variedade de materiais, desde couro, nylon, até versões mais sofisticadas. As guias em geral são fabricadas em nylon, couro ou correntes metálicas.
- A coleira deve ser usada o tempo todo pelo animal, para segurança e identificação. Já a guia só é necessária na hora do passeio, para conduzir o animal.
Escolhendo o modelo ideal
Tanto a coleira quanto a guia devem ser escolhidas de acordo com o porte e temperamento do animal. Cães grandes e fortes requerem modelos mais resistentes. Já para pets dóceis, opte por versões mais leves.
O ideal é optar por coleiras e guias que não machuquem o animal durante o uso. As guias retráteis são uma boa pedida para proporcionar mais liberdade ao pet, ao mesmo tempo permitindo controlá-lo quando necessário.
Uma dica importante é nunca deixar coleiras em animais sem supervisão, para evitar riscos de enforcamento e ferimentos. Da mesma forma, o uso da guia deve ser feito com cuidado, sem forçar ou machucar o pet.
Com as peças certas, os passeios se tornam mais seguros e agradáveis!
Gostou de entender melhor a diferença entre coleira e guia e como escolher o modelo certo? Deixe seu comentário!