De pernas baixas, corpo comprido e orelhas enormes para o seu porte, o dachshund é uma raça de cachorro com um formato único. Muitas vezes apelidada de “salsicha”, “salsichinha” ou “linguicinha”, essa raça tem uma personalidade interessante: é muito valente e esperta. Criado originalmente para a caça de animais pequenos (como texugos, coelhos e raposas), esse cachorro tem um olfato excelente, é naturalmente ativo e adora ficar com a família – inclusive no sofá!
História
O dachshund tem origem na Alemanha e seus primeiros registros datam do século 15. Desenhos da época mostram um cachorro caçador de corpo longo, pernas baixas e orelhas de hound (os cães caçadores mais antigos que se conhece). Essas imagens geralmente retratavam a caça ao texugo – por isso, dachshund significa “cachorro texugo” em alemão. A tarefa exigia uma personalidade valente: ele tinha que seguir o rastro da presa, alcançar, arrancá-la da sua toca e abatê-la.
No início, eram reconhecidos dois tipos de dachshund: o salsicha de pelo curto e liso e o de pelo longo e sedoso. Em 1890, o pelo duro foi adicionado como uma terceira variedade. O de pelo curto e liso é uma mistura das raças braque, pinscher e, possivelmente, basset hound francês. As outras variações têm grandes chances de terem sido originadas com a mistura entre dachshund e spaniel (pelo duro) e dachshund e terrier (pelo longo). A partir dos anos 1800, a raça passou a ser criada para companhia, quando conquistou o coração da realeza europeia, incluindo a corte da rainha Vitória. Foi então que surgiu a versão miniatura da raça
Características
Os Dachshunds, possuem uma variedade de cores que tornam essa raça bastante versátil. Vamos explorar algumas das características de pelagem e cores desses adoráveis cãezinhos:
- Pelo Liso:
- Podem ter cor única, como vermelho ou creme.
- Também podem apresentar fios escuros intercalados.
- Alguns Dachshunds de pelo liso têm combinações de cores, como preto, chocolate e wild boar (uma mistura de tons de vermelho, marrom e preto).
- Além disso, existem variações em cinza azulado e fulvo (semelhante ao marrom claro), muitas vezes com marcas em castanho ou creme.
- Pelo Longo:
- Os Dachshunds de pelo longo têm fios lustrosos e ondulados.
- Pelo Duro:
- Essa variedade apresenta uma pelagem dupla.
- A camada mais curta é semelhante à do pelo liso (macia e curta).
- Por cima, há uma camada de pelo rígido e grosso.
- Padrões de Cor Adicionais:
- Além das cores sólidas, existem padrões interessantes:
- Manchas arredondadas e contrastantes.
- Listras escuras por todo o corpo.
- Malhado.
- Sable (um padrão de cor bem escuro).
- Além das cores sólidas, existem padrões interessantes:
Em resumo, a paleta de cores dos salsichinhas é tão diversificada quanto sua personalidade encantadora! 🐾
Temperamento do dachshund
O dachshund é uma raça que traz a própria história em sua personalidade. O passado de caçador é fortemente marcado no temperamento deles. Por isso, eles estão sempre farejando, adoram cavar e enterrar coisas. Também podem ser um pouco teimosos e insistirem em seus “instintos” para fazer as coisas à sua maneira. Essa característica faz com que o adestramento dos linguicinhas quando filhotes tenha melhores resultados do que se realizado mais tarde.
A personalidade do dachshund sofre influência das raças que deram origem às suas variações: enquanto o de pelo duro pode ser mais malicioso e o de pelo longo calmo e tranquilo, o de pelo liso fica no meio-termo entre seus irmãos. Independentemente do tipo, dachshunds são animados, brincalhões e espertos – o que faz deles excelentes companheiros.
Lida com crianças, estranhos e outros animais
O dachshund se dá bem com outros animais – especialmente cachorros da mesma raça. No entanto, as chances de ele querer ser o cão dominante são altas, bem como de apresentar comportamento possessivo com seus brinquedos.
Por isso, para que a convivência com as crianças da família e com as visitas seja harmônica, o salsichinha precisa receber treinamentos de socialização desde filhote. Além disso, é fundamental a supervisão do tutor quando houver a presença de uma criança que ele não conhece. Por fim, vale lembrar que o dachshund é um cão muito apegado aos seus donos e pode ficar ciumento se sentir que está sendo ignorado ou substituído.
O dachshund late muito?
Essa é uma pergunta comum entre os donos e admiradores dessa raça. A resposta é que depende de vários fatores, como o ambiente, o temperamento, a socialização e o treinamento do cão.
O dachshund é uma raça que foi originalmente criada para caçar animais em tocas, como texugos, raposas e coelhos. Por isso, eles têm um instinto natural de latir para alertar seus donos sobre a presença de uma presa, de um intruso ou de um perigo. Eles também usam o latido para expressar suas emoções, como alegria, medo, ansiedade, tédio ou frustração.
O dachshund pode latir mais ou menos dependendo de como ele foi socializado e treinado desde filhote. Se ele foi exposto a diferentes pessoas, animais, sons e situações, ele tende a ser mais confiante e menos reativo. Se ele foi ensinado a obedecer a comandos básicos, como “fica”, “senta” e “quieto”, ele tende a ser mais controlado e menos teimoso. Se ele recebeu atenção, carinho, brincadeiras e exercícios adequados, ele tende a ser mais feliz e menos estressado.
A raça é destruidora?
Certamente, se ele passar muito tempo sozinho ou entediado. No entanto, com o treinamento adequado e a atenção necessária no dia a dia, sua casa e seus pertences estarão seguros.
O dachshund é agitado?
Sim. Ele adora uma aventura e gosta de investigar o mundo. Suas heranças de caçador o fazem um adepto às perseguições de animais menores – ele vai adorar gastar as energias em um quintal ou parque! E não deixe um dachshund entediado: como é um cachorro inteligente, precisa se manter ocupado.
Uma resposta